Espanha e Portugal querem gás a 30 euros o megawatt-hora

Espanha e Portugal querem gás a 30 euros o megawatt-hora

Os governos de Portugal e Espanha apresentaram uma proposta preliminar à Comissão Europeia que estabelece um preço de referência para o gás de 30 euros por megawatt (MWh), confirmou Teresa Ribera, ministra da Transição Ecológica espanhola, esta quinta-feira.

 

A agência espanhola Europa Press noticia que a responsável governamental deixou claro que esta a proposta da descida de preço foi formulada conjuntamente por Madrid e Lisboa e sujeita ainda a negociação com as autoridades europeias.


Teresa Ribera garantiu ainda que "dentro de três ou quatro semanas" as medidas para conter os preços da eletricidade estarão operacionais, a fim de evitar aumentos que, garante, tornaram "essencial" a intervenção do Governo, segundo uma outra agência de notícias espanhola, a Efe. "O preço médio da eletricidade em 2021 esteve muito acima do máximo histórico de qualquer outro ano e, até agora, em 2022, está muito acima do ano passado e é por isso que consideramos essencial intervir".


Lembre-se que o primeiro-ministro, António Costa, e o chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciaram na passada sexta-feira um acordo dos líderes da União Europeia (UE) para introduzir uma exceção no sistema energético europeu para a Península Ibérica, visando poder baixar preços.


Vincando que a Península Ibérica é "uma ilha energética", António Costa adiantou que isto permitirá "obter uma redução muito significativa do custo da energia, com grandes poupanças para as famílias e grandes poupanças para as empresas".


O primeiro-ministro sublinhou que estas são medidas a curto prazo e que, a longo prazo, a UE deve apostar em interconexões para ligar a Península Ibérica ao sistema energético europeu.


Os chefes de Estado e de governo da UE estiveram reunidos várias horas na passada sexta-feira numa discussão difícil sobre política energética e como fazer face ao aumento brutal de preços, marcada pela insistência espanhola, naquele que foi o segundo dia de um Conselho Europeu de dois dias em Bruxelas.


Nas conclusões do Conselho Europeu, lê-se que, "no atual contexto de preços muito elevados da eletricidade, a Comissão está pronta a avaliar urgentemente a compatibilidade das medidas temporárias de emergência no mercado da eletricidade notificadas pelos Estados-membros, inclusive para mitigar o impacto dos preços dos combustíveis fósseis na produção de eletricidade".

 

Com o aval dado no Conselho Europeu, Portugal e Espanha poderão controlar os preços, desde que os dois países notifiquem a Comissão Europeia antes de agir e salvaguardem a concorrência europeia.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.